segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Relatorio Técnico Responsabilidade Social Empresarial

Neste relatório apresentaremos o conceito de responsabilidade social empresarial, bem como o comportamento das organizações e benefícios que a mesma pode trazer para corporação.



Resumo

Neste relatório, falaremos, sobre a importância da responsabilidade social empresarial, bem como impacto e benefícios, trazidos pelo mesmo.

Apresentando o caminho a ser buscado pelas empresas, para que cada vez mais, o crescimento sustentável, não seja apenas uma ideologia e sim uma ação para todos.


Responsabilidade Social Empresarial

Após a segunda guerra mundial, desencadeou uma crise onde alguns países menos desenvolvidos, entre eles o Brasil, sofreram com a abertura do mercado internacional, resultando na desigualdade social.

Na era da globalização, em meados de 1990, desenvolveu-se o interesse das empresas privadas criarem uma política específica de comunicação, o interesse surgiu do fato da empresa ter uma boa imagem junto ao mercado, ou seja, tratava-se de uma estratégia de negócios, onde a condição da empresa se estabelecer no mercado, seria a Responsabilidade Social Empresarial.

Responsabilidade social trata-se de uma postura empreendedora, baseada no compromisso contínuo com a qualidade de vida e das gerações futuras, por meio de um comportamento ético, preocupando-se com o crescimento sustentável e contribuindo para o desenvolvimento econômico social e ambiental e na prevenção de riscos futuros e processos judiciais.

Dependendo da conotação desta iniciativa, as empresas podem sofrer um olhar crítico, no sentido de estarem utilizando desta ferramenta, como um marketing.

Porém as empresas que realmente se dedicam a essa iniciativa, além dos benefícios fiscais e judiciais, também podem ter junto a sua visão empresarial, uma empresa que visa o crescimento sustentável, além de ser uma poderosa vantagem competitiva no desenvolvimento dos negócios das organizações, já que os consumidores valorizam a preocupação das empresas em tornar a sociedade mais equilibrada e a diminuição das carências sociais existentes.

Hoje, devido ao aquecimento global e a preocupação com as pessoas e ao planeta, a responsabilidade social passou a ser de suma importância, fazendo com que cada vez mais empresas, passem a adotar essa idéia.

A partir dessa idéia são criados institutos, para auxiliar as empresas e os cidadãos a desenvolverem seu papel na sociedade, um grande destaque é o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, criada em 15 de março (dia do consumidor), é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e tem como missão educar e mobilizar o cidadão brasileiro para seu papel protagonista, enquanto consumidor, na construção da sustentabilidade da vida no planeta.




Conclusão

Ao longo da elaboração desta pesquisa, percebemos que é valioso perceber que atualmente as empresas e as pessoas estão dispostas a colaborar com sua parte, para que todos tenham melhores oportunidades, garantindo o diálogo, a participação e conseqüentemente o resgate da cidadania.




Bibliografia


Revista FAE Business – numero 9

http://www.forte.org.br

http://www.responsabilidadesocial.com/institucional/institucional_view.php?id=1

http://www.akatu.or.br

http://administratores.com.br//artigos/vantagem_competitiva_e_responsabilidade_social_empresarial/14525/

http://www.apimecmg.com.br

http://www.habitatbrasil.org.br







Nenhum comentário: